aplicações de máquinas

9 principais aplicações de máquinas fora do convencional

A utilização de máquinas em operações empresariais dos mais diferentes segmentos não é algo recente. Há séculos já se utiliza equipamentos para dar suporte a atividades manuais, tornando-as mais ágeis, seguras e econômicas, a exemplo do que percebe em setores como da indústria, da mineração e dos transportes.

Nesses segmentos, os chamados equipamentos da linha amarela se tornaram itens praticamente indispensáveis para as empresas, sendo responsáveis pela maior parte do trabalho pesado e extenuante, em substituição à mão de obra humana — que passou a ser utilizada de forma mais estratégica.

Contudo, em paralelo ao uso convencional dos equipamento pesados, há também aplicações de máquinas em tarefas pouco convencionais, com características específicas e que demandam adaptações e implementações próprias para se alcançar o resultado desejado.

Como essa é uma realidade e necessidade em diversos setores do mercado, conhecer melhor as principais aplicações de máquinas fora do convencional pode ajudar na definição do melhor equipamento para dar suporte às atividades. Pensando nisso, convidamos o Éverton Panchoni, Especialista de Aplicação da Tracbel, para esclarecer quais as 9 principais aplicações de máquinas pesadas fora do convencional. Acompanhe!

Qual a relevância das máquinas para os diferentes setores do mercado?

Como destacado, a utilização de máquinas pesadas se tornou uma realidade em diversos setores do mercado. Com a evolução dos meios e os avanços da tecnologia, as máquinas se tornaram mais eficientes e acessíveis, o que contribui para a inserção no meio empresarial.

Nesse contexto, segmentos como a indústria puderam experimentar grandes avanços a partir da utilização do maquinário. O mesmo pode ser dito em relação ao setor de mineração e transportes, que hoje se beneficiam fortemente com a aplicação de caminhões, escavadeiras e diferentes tipos de máquinas, tornando as operações mais seguras, produtivas e sustentáveis.

A evolução dos equipamentos e máquinas gerou crescimento social e econômico, especialmente com a expansão do sistema fabril e a mecanização da indústria, possibilitando a utilização da mão de obra humana em tarefas menos desgastantes, insalubres e perigosas.

De forma geral, a modernização dos processos e a mecanização do setor produtivo trouxe grandes benefícios para a economia, além de contribuir com o bem-estar e qualidade de vida do trabalhador, que no passado era submetido a trabalhos penosos, repetitivos e manuais.

Por que é tão importante conhecer as aplicações fora do convencional?

As aplicações de máquinas que fogem das modalidades tradicionais, na prática, fazem parte da realidade operacional de muitos negócios. Por exemplo, o setor de mineração pode ter demandas específicas dentro dos seus processos, as quais nem sempre são supridas por um maquinário comum.

Nesse sentido, pode ser necessário a utilização de equipamentos diferenciados, equipados com implementos especiais, que agregam novas funcionalidades às máquinas, além de possibilitar um melhor aproveitamento da frota, já que um mesmo equipamento pode ser utilizado em diferentes situações, a partir da substituição do implemento, por exemplo.

Ao se utilizar um implemento específico para a aplicação, se evita que a máquina seja empregada de maneira inapropriada, executando ações que não são totalmente compatíveis com as suas características e que podem causar danos e diminuir a sua vida útil.

Conhecer diferentes aplicações de máquinas e implementos auxilia o gestor da frota a compreender a melhor forma de utilizar cada máquina disponível. Um mesmo equipamento pode dar suporte à diferentes atividades, reduzindo os custos da empresa com novas aquisições e aprimorando o trabalho.

Quais as 9 principais aplicações de máquinas fora do convencional?

Existe a possibilidade de aplicação de máquinas de forma não tradicional em diferentes setores do mercado, como na agricultura, na indústria cerâmica, no ramo florestal e na pecuária. Nesse contexto, a Tracbel oferece um portfólio amplo de equipamentos, os quais garantem mais versatilidade, produtividade e economia às empresas. Vejamos!

1. L110F Agriculture

Equipamento que dispõe de uma caçamba de metragem cúbica elevada e que possibilita a movimentação de grandes quantidades de bagaço de cana em um único passe. Equipada com pneus agrícolas que proporcionam excelente tração e apresenta uma performance excepcional em todo tipo de terreno.

2. SDLG L918, L936 e L938

Equipados com caçamba, garfo pallet e porta bag, atendem a diversas necessidades das fazendas, possibilitando carga e descarga de insumos de maneira prática, rápida e segura.

3. SDLG L918 com cabeçote florestal

Em conjunto com um implemento específico para o corte de madeira, como a de eucalipto e de pinus, a SDLG L918 atende com precisão e eficiência as demandas menos convencionais do setor florestal, garantindo mais agilidade e segurança ao processo de corte das árvores.

4. SDLG L918, L936 e L938 com garra para madeira

Outra aplicação que foge dos modelos tradicionais é a utilização de máquinas para realizar a movimentação de madeira cortada em tamanhos padronizados. Para essa finalidade, a Tracbel oferece diferentes tipos de equipamentos, como a SDLG L918, L936 e L938.

5. EC220DLF

Esse equipamento é preparado para suprir as necessidades de movimentação e carregamento de caminhões com madeira em tamanho padronizado realizado em campo. A máquina conta com diferentes componentes de segurança e que tornam as operações dinâmicas mais seguras e ágeis.

6. L60F, L70F, L90F, L110F e L120F com garra para toras de madeira

Considerando a aplicação não convencional do maquinário no setor florestal, a Tracbel também conta com produtos como a L60F, L70F, L90F, L110F e L120F, desenvolvidos para dar suporte às operações que necessitam realizar a movimentação de um grande volume de toras de madeira de forma eficiente e mecanizada.

7. L150H, L220H e L260H

A Tracbel oferece opções robustas de equipamentos para o carregamento de caminhões, espalhamento e empilhamento de material. Essas máquinas estão configuradas com caçamba de tamanho padrão e utilizam implementos específicos, como a lâmina encaixada nos dentes da caçamba quando necessária a modificação da atividade do equipamento.

8. EC480DL com dentes PP (pick point)

Máquina de alta performance equipada com implemento que facilita a escavação em material argiloso duro, sem necessidade de detonação.

9. SDLG L918 e L60F

Considerando a realidade do setor pecuário, há a possibilidade de aplicação de máquinas Tracbel em atividades menos convencionais e específicas, como a silagem, o tratamento de animais e a manutenção de baias. Para esse tipo de aplicação, a Tracbel dispõe da SDLG L918 e L60F.

Quais as vantagens de se utilizar equipamentos fora do convencional?

Ao se utilizar o mesmo equipamento para a execução de atividades convencionais e não convencionais, a empresa consegue otimizar o uso da sua frota, aproveitando ao máximo os investimentos realizados na aquisição de equipamentos.

Além disso, é possível minimizar o custo de aquisição e manutenção da frota, reduzindo o seu tamanho e aumentando a sua versatilidade. Como reflexo, é possível imprimir operações mais enxutas e sustentáveis.

Como as soluções da Tracbel podem ajudar?

Os equipamentos Volvo e SDLG fornecidos pela Tracbel têm como um dos seus grandes diferenciais a possibilidade operar em conjunto com diferentes implementos, garantindo uma maior versatilidade na sua aplicação.

Nesse sentido, como opcional, a Tracbel oferece a possibilidade de inclusão de linhas hidráulicas adicionais, engate rápido, entre outros componentes que facilitam o desenvolvimento de implementos para atender as mais diversas necessidades e aplicações do usuário.

A Tracbel ainda oferece uma linha de implementos que podem ser adquiridos de fábrica, além de uma vasta gama de peças e itens de alta qualidade para dar suporte à manutenção dos mais diferentes tipos de máquinas.

Como escolher o melhor equipamento para aplicações não convencionais?

A escolha do melhor equipamento para atender a demandas específicas é um processo técnico, que requer atenção a um conjunto de variáveis. Entre elas, é possível citar:

  • capacidade de carga do equipamento;
  • peso específico do material a ser movimentado;
  • dimensões dos materiais a serem movimentados;
  • modelo e tipo de implemento exigido;
  • tamanho da operação;
  • local de trabalho;
  • tipo do piso, entre outras.

Por fim, como visto, existem diferentes aplicações de máquinas que fogem dos padrões, embora sejam uma necessidade em muitos segmentos no mercado. Nesses casos, dispor de bons equipamentos, preparados para cobrir demandas de trabalho específicas, além de contribuir com a eficiência operacional, também é base para uma gestão de frota mais enxuta, com equipamentos mais versáteis.

Gostou do conteúdo e tem interesse em modernizar a frota da sua empresa? Entre em contato conosco e tenha auxílio de um especialista nessa tarefa!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.