ec200d

Conheça as principais características da escavadeira EC200D

A busca por mais eficiência, produtividade e sustentabilidade nas operações tem exigido decisões ainda mais precisas e inteligentes por parte dos gestores de frotas, especialmente no que diz respeito à escolha do maquinário empregado nas operações.

Como se sabe, a chamada linha amarela está cada vez mais integrada à realidade da indústria, da construção civil, da mineração e de tantos outros setores. Nesse cenário, a escolha de equipamentos desse tipo faz toda a diferença para os negócios, impactando sua produtividade e rentabilidade.

Pensando nisso, a Tracbel desenvolveu um portfólio estratégico de máquinas, com soluções diferenciadas e que são capazes de atender aos mais diferentes segmentos e necessidades. Como exemplo, destaca-se a escavadeira EC200D, da Volvo.

Para falar um pouco mais sobre as características, aplicações e diferenciais da escavadeira EC200D, convidamos Everton Panchoni, Especialista de Aplicação Sênior da Tracbel. Continue a leitura e saiba mais sobre o equipamento!

O que é e para que serve a escavadeira EC200D?

A EC200D é uma escavadeira de esteiras da Volvo pensada para oferecer a combinação perfeita entre potência e confiabilidade, a fim de garantir mais eficiência energética e um desempenho duradouro. Com um peso operacional de 20 toneladas, a EC200D pode ser empregada em diferentes situações, como:

  • escavações;
  • abertura de valas;
  • abertura de açudes;
  • carregamento de caminhões;
  • remover ou içar objetos;
  • remover entulho;
  • remover ou montar aterro.

Ou seja, trata-se de um equipamento bastante versátil, que pode ser integrado às operações de negócios em diferentes segmentos. Por isso, a EC200D é ideal para aplicações de uso geral, como a construção de estradas e projetos de edificação, a agricultura, o paisagismo e os serviços de utilidade.

Essa escavadeira oferece velocidade de giro ideal e uma grande capacidade de operação combinada, ainda que em perímetros menores. Além disso, dispõe de uma força de escavação potente e ciclos de trabalho rápidos — o que a torna uma solução mais rentável e produtiva no dia a dia.

Como esse modelo funciona?

Em relação ao seu modo de funcionamento, a EC200D é uma escavadeira que funciona a partir de um sistema hidráulico multiações, sendo capaz de realizar grandes movimentações de materiais com pouco esforço e muita agilidade — o que, para ser feito de forma manual, certamente levaria muito tempo, além de exigir diversas ferramentas.

O sistema hidráulico e a nova MCV (válvula de comando principal) são dotados de modernos sistemas de controle do fluxo hidráulico, permitindo que este se adapte à demanda. Com isso, a operação se torna mais produtiva e eficiente, elevando a capacidade de escavação e maximizando a eficiência energética.

O sistema de confluxo, a lança, o braço e a prioridade de giro, em conjunto com a regeneração de lança, braço e caçamba, fornecem desempenho otimizado. Para isso, funções importantes fazem parte desse moderno sistema, como:

  • sistema de confluxo: combina o fluxo das duas bombas hidráulicas, permitindo a execução de ciclos mais curtos e mais produtividade;
  • prioridade de lança: prioriza a operação da lança para permitir uma elevação mais rápida ao carregar ou realizar escavações profundas;
  • prioridade do braço: prioriza a operação do braço para garantir ciclos mais curtos no nivelamento e melhorar o enchimento da caçamba durante as escavações;
  • prioridade de giro: prioriza as funções de giro para operações simultâneas mais rápidas;
  • sistema de regeneração: evita o fenômeno da cavitação e fornece fluxo para outros movimentos durante operações simultâneas, visando oferecer máxima produtividade;
  • válvulas de sustentação: as válvulas de sustentação de lança e braço evitam que o conjunto de escavação abaixe.

Quais as principais características e diferenciais da escavadeira EC200D?

Em relação às suas características técnicas, a EC200D é equipada com:

  • motor Volvo D5E, que rende uma potência bruta de 167hp;
  • lança com 5,7m;
  • braço de 2,9m;
  • esteiras de 600mm;
  • caçamba com capacidade de carga de 0,93m³

Além de toda a robustez e confiabilidade de um equipamento Volvo, a EC200D também agrega diferenciais estratégicos. Entre eles, Everton Panchoni destaca os principais. Confira a seguir!

Economia de combustível

O exclusivo Modo ECO da Volvo apresenta a sofisticada tecnologia de controle eletrônico da bomba, que aumenta a eficiência energética. O modo ECO pode ser usado nos modos de trabalho G, H e P.

O motor D5 altamente eficiente e potente funciona em perfeita sintonia com o sistema hidráulico, e a função de marcha lenta automática também contribui para a redução do consumo de combustível e a otimização da rentabilidade.

Manutenção simplificada

A EC200D é construída com o intuito de assegurar que a manutenção seja segura, rápida e fácil. Para isso, o projeto apresenta placas antideslizantes, filtros agrupados, acesso para a manutenção ao nível do solo e pontos de lubrificação centralizados — tudo para simplificar as manutenções.

Os intervalos de manutenção longos melhoram a disponibilidade da máquina e aumentam o tempo de funcionamento para uma produtividade máxima, exatamente como se espera de uma máquina desse porte.

Operação confortável

Equipada com recursos avançados, projetados para maximizar a produtividade do operador e reduzir a fadiga, a EC200D oferece uma visibilidade panorâmica, amplo espaço interno, assento ajustável e controles ergonômicos.

Além disso, para maior controle e eficiência da máquina, a cabine vem equipada com o novo monitor I-ECU, que exibe todas as informações necessárias para uma operação suave.

Quais são as principais aplicações desse modelo?

De maneira geral, a EC200D é um equipamento que atende com precisão e eficiências às necessidades de setores como:

  • indústria;
  • mineração;
  • agricultura;
  • construção civil;
  • pedreiras;
  • fazendas;
  • locação e outros.

Na mineração, a EC200D funciona como equipamento de apoio, possibilitando a abertura de estradas, valas, leiras etc. Na indústria, o modelo pode ser empregado em movimentações especiais, removendo ou içando objetos.

No contexto da agricultura, pode-se empregar o equipamento em escavações, abertura de valas, açudes e no carregamento de caminhões. Já na construção, a EC200D realiza atividades como a remoção de grandes volumes de terra, remoção de entulho, abertura de valas e, ainda, carregamento de caminhões.

Por fim, a escavadeira EC200D da Volvo desponta como um equipamento de alta eficiência e produtividade, agregando vantagens estratégicas a diferentes aplicações. Por se tratar de um produto Volvo, os Acordos de Serviços Volvo ainda oferecem manutenção preventiva, reparações totais e diversos serviços adicionais para garantir a máxima disponibilidade da máquina.

Quer aproveitar toda a eficiência e produtividade que a EC200D é capaz de oferecer? Entre em contato com a Tracbel e saiba como ter acesso aos melhores equipamentos do mercado!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.