melhores escavadeiras

Veja as 6 melhores escavadeiras do mercado

Em determinados setores, como o de mineração, em que a utilização de máquinas e equipamentos pesados está diretamente ligada ao dia a dia de operações e, mais do que isso, faz toda a diferença sobre a produtividade, os custos e a segurança do trabalho, estar atento à qualidade e à eficiência do maquinário é primordial.

Gestores e profissionais que atuam no segmento precisam estar atualizados em relação às inovações do mercado de máquinas pesadas, buscando novas soluções e alternativas para agregar ainda mais rendimento às operações.

Assim, conhecer as melhores escavadeiras do mercado, sem dúvidas, é algo que interessa aos profissionais e às empresas do ramo da mineração.

Convidamos o Éverton Panchoni, Especialista de Aplicação da Tracbel, para falar um pouco mais sobre a importância da utilização de bons equipamentos na mineração e para mostrar quais são as seis melhores escavadeiras do mercado. Continue a leitura e confira!

Qual é a importância de se utilizar um bom maquinário na mineração?

Éverton explica que equipamentos que atuam em atividades de mineração, em sua maioria, são bastante exigidos do ponto de vista da produtividade e, também, do ponto de vista da operação, devido às altas cargas, às intempéries climáticas e às condições ruins dos terrenos.

Na prática, as circunstâncias a que são submetidos os maquinários também refletem em uma grande preocupação com a questão do consumo de combustível, da emissão de poluentes, da segurança, da manutenção e de outros fatores.

Nesse cenário, bons equipamentos não só garantem uma produção alta e contínua, como também outros diferenciais relevantes para as operações de mineração, como:

  • alta disponibilidade mecânica;
  • menor consumo de combustível;
  • alta confiabilidade;
  • baixo custo de manutenção por tonelada produzida.

A lógica, nesse caso, é simples: quanto melhor e mais eficiente for o equipamento, melhores tendem a ser os resultados alcançados — o que impacta diretamente a lucratividade e a competitividade da empresa.

O que é uma escavadeira e qual é a sua principal aplicação?

A escavadeira é um equipamento caracterizado como pertencente à “linha amarela”, ou seja, equipamento relacionado à construção, seja civil, seja de pedreiras, seja de minerações, seja de agricultura ou, até mesmo, de jardinagem.

Como o próprio nome já adianta, a sua principal função é escavar ou mover grandes quantidades de material — como terra, pedras e afins. Ela também pode ser utilizada para várias outras finalidades, de acordo com cada implemento e cada trabalho a ser executado.

O seu propósito, que é a escavação, utiliza a caçamba. Porém, é possível substituir o implemento e empregar a escavadeira em outras aplicações. Por exemplo, é viável utilizá-la com:

  • garra para sucata;
  • garra para madeira;
  • eletroímã;
  • rompedor ou martelo hidráulico;
  • tesoura hidráulica;
  • cabeçote florestal (harvester/triturador);
  • compactador de solo;
  • ripper;
  • valetadeira, entre outros.

As escavadeiras, como visto, são máquinas pesadas bastante versáteis, atendendo com precisão e eficiência aos mais variados segmentos da indústria, da construção civil e afins.

Quais são os principais tipos de escavadeira?

De forma geral, os principais tipos de escavadeira oferecidos no mercado são:

  • escavadeiras hidráulicas (montadas sobre rodas ou esteiras metálicas);
  • miniescavadeiras hidráulicas (montadas sobre rodas, esteiras metálicas ou esteiras de borracha);
  • escavadeira a cabos;
  • escavadeira de arrasto ou dragline;
  • escavadeira elétrica;
  • escavadeira Shovel (podendo ser elétrica ou hidráulica);
  • retroescavadeira.

As mais comuns e utilizadas são as escavadeiras hidráulicas, capazes de entregar uma relação mais equilibrada entre produção, velocidade, economia e força.

Quais são as melhores escavadeiras do mercado?

A definição da melhor escavadeira é uma tarefa que depende da análise do tipo de necessidade que se tem em relação ao equipamento. Existem modelos variados, pensados para atender a aplicações específicas e que, por suas características, podem não ser os mais indicados para outras situações.

Conhecer bem o equipamento é um passo indispensável para a escolha da melhor máquina para cada necessidade. A seguir, listamos seis dos melhores do mercado. Vejamos!

1. EC140DL

Fundamental para a construção civil e para a engenharia, a escavadeira EC140DL pode dar suporte a diferentes tipos de tarefas, como:

  • escavação de solo;
  • abertura de valas;
  • carga de caminhões com diversos tipos de materiais;
  • movimentação e manipulação de objetos pesados, rochas ou componentes, sucata, madeira e afins.

O modelo pode ser configurado em versões que atendam aos mercados de peso operacional de 12,9 a 16 toneladas. Ainda contempla dez modos de rotação de trabalho para o motor, agregando vantagens, como:

  • alta produtividade;
  • baixo consumo de combustível;
  • alta disponibilidade mecânica para as diversas operações em que ela possa ser utilizada.

Ela também apresenta, em sua construção, uma mecânica totalmente dimensionada pela Volvo, sendo, assim, um produto de alta qualidade e robustez.

2. EC200D

Essencial nas operações da construção civil, a escavadeira EC200D pode ser empregada para escavar, para fazer a abertura de valas e para carregar caminhões com materiais diversos, como terra, argila e outros.

Ela atende aos mercados de peso operacional de até 20 toneladas. O modelo ainda opera com dez modos de rotação de trabalho para o motor, beneficiando as atividades do ponto de vista da produtividade e da disponibilidade mecânica. Além disso, a EC200D é um equipamento que apresenta um excelente custo-benefício.

3. EC210D

Com uma excelente aplicação na construção civil e na indústria, a escavadeira EC210D oferece suporte para escavar, fazer a abertura de valas, carregar caminhões e mover ou manipular objetos, sucata e madeira, além de viabilizar trabalhos com rompedor e afins.

Ela pode ser configurada em versões que atendam aos mercados de peso operacional de até 21 toneladas. Assim como os modelos anteriores, também contempla dez modos de rotação de trabalho para o motor.

Como diferencial, o modelo tem a sua construção e a sua mecânica totalmente dimensionadas pela Volvo, com motor de quatro cilindros em linha. Além disso, o equipamento pode ser configurado com braço e lança Heavy Duty (item opcional).

4. EC220DL

Excelente equipamento para pedreiras, minerações, operações florestais e indústria pesada, a escavadeira EC220DL é capaz de desempenhar algumas funções, como:

  • escavar;
  • abrir valas;
  • carregar veículos de carga;
  • mover e manipular objetos pesados;
  • trabalhar com rompedor e afins.

Ela pode ser configurada em versões que atendam aos mercados de peso operacional de 21 a 24 toneladas. Seu motor pode operar com dez modos diferentes de rotação, garantindo mais produtividade, economia e performance.

O modelo também tem a sua construção e a mecânica totalmente dimensionadas pela Volvo, sendo equipado com um motor Volvo de seis cilindros em linha, que oferece alta eficiência, confiabilidade e robustez. Esse equipamento vem de série com braço, lança e caçamba Heavy Duty (para trabalho pesado e aplicações mais agressivas).

5. LG6150

Com uma aplicação altamente eficiente na construção civil e na engenharia, de forma geral, a escavadeira LG6150, assim com os demais modelos listados, também oferece apoio em operações pesadas, como escavações, carregamento de veículos de carga e manipulação de materiais pesados.

Esse modelo pode ser configurado para atividades que exijam um peso operacional de aproximadamente 15 toneladas. A motorização é altamente eficiente, contando com dez modos de rotação.

De maneira geral, a LG6150 é um equipamento de operação simplificada, com tecnologia simples, mas altamente robusta e confiável.

Ela apresenta, ainda, uma construção mecânica de elevada confiabilidade, com motor Cummins — reconhecido no mercado nacional e internacional — e bombas hidráulicas Kawasaki, além de ser montada/fabricada na mesma linha de produção das escavadeiras Volvo de até 25 toneladas, na planta localizada em Pederneiras – SP.

6. LG6225E

Ideal para as necessidades da construção civil e da engenharia, a escavadeira LG6225E é um equipamento versátil, útil e efetivo em operações de escavação, abertura de valas, carregamento de caminhões e manuseio de materiais pesados.

Ela pode ser configurada em versões que atendam aos mercados de peso operacional em torno de 22,5 toneladas. Semelhante aos demais modelos, é equipada com um motor moderno, com dez modos de rotação, que otimiza a produtividade, a durabilidade e o rendimento.

Embora seja equipada com uma tecnologia mais simples, é altamente eficiente, confiável e robusta. Ela conta com um motor Cummins e bombas hidráulicas Kawasaki, além de ser montada/fabricada na mesma linha de produção das escavadeiras Volvo de até 25 toneladas.

O que deve ser avaliado na escolha de uma escavadeira?

Os itens que devem ser levados em consideração no momento da escolha de uma escavadeira hidráulica de esteiras são:

  • material com que o equipamento trabalhará: isso é relevante para a escolha de componentes de aplicação geral ou de trabalho pesado (braço, lança, caçamba, adaptadores e dentes);
  • análise de estabilidade do solo: independentemente de ser macio, arenoso, pantanoso ou até mesmo rochoso, isso se faz necessário para dimensionar corretamente a largura e o comprimento das esteiras e de seus acessórios e proteções, que influenciam diretamente a estabilidade e a tração do equipamento;
  • verificação da poeira ou de material em suspensão no ar: para definição do pré-filtro de ar que melhor atenda à aplicação, prolongando, assim, a vida útil dos componentes do motor e a disponibilidade mecânica do equipamento;
  • tipo de atividade a ser executada: por exemplo, se for um carregamento de caminhões, é importante saber qual é o modelo do caminhão e a capacidade de carga em metros cúbicos, sendo necessário fazê-lo para dimensionar o tamanho do equipamento caso seja para alta produtividade;
  • aplicações nas quais o equipamento trabalhará sobre piso de asfalto ou concreto: como escavadeiras montadas sobre rodas e pneus ou esteiras de borracha para não danificar o piso.

Por fim, independentemente do tipo de aplicação, trabalhar com o suporte de equipamentos de qualidade é um grande diferencial dentro da mineração. Além de garantirem mais segurança e produtividade, equipamentos de ponta contribuem para a sustentabilidade das atividades, além de colaborarem diretamente para a redução de custos com combustível e manutenção.

Agora que você já conhece as melhores escavadeiras do mercado, não pare por aqui. Entre em contato hoje mesmo com a Tracbel e saiba como qualificar ainda mais a sua frota de máquinas pesadas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.