o que é manutenção preditiva

Entenda o que é manutenção preditiva e sua importância

Toda empresa que usa máquinas para realizar seu processo de produção precisa prezar pelo bom funcionamento e pela durabilidade desses equipamentos. A adoção de uma manutenção preditiva é a solução mais eficiente para alcançar esse objetivo.

Isso porque ela visa garantir que as máquinas operem em sua máxima performance tornando-se uma prática indispensável para evitar prejuízos operacionais. Quando aplicada de forma correta, é possível prever falhas e buscar soluções antes que elas se concretizem. 

Como gestor, é fundamental que você entenda a importância de inserir essa prática na gestão da empresa. Quer saber, então, o que é manutenção preditiva e quais são as vantagens que ela proporciona para o setor de mineração? Basta seguir com a leitura deste artigo!

Para que serve a manutenção preditiva?

Como já mencionamos, a manutenção preditiva é uma prática que visa a acompanhar, monitorar e inspecionar, de forma contínua, o funcionamento de máquinas pesadas, a fim de identificar possíveis falhas. 

Por isso, se diferencia (e muito) da manutenção corretiva e preventiva, já que a primeira alternativa espera uma falha surgir para encontrar uma solução viável. Essa ação tem como desvantagem o custo com o reparo e os prejuízos oriundos de máquina parada, visto que o processo de correção demanda tempo.

Já a manutenção preventiva visa prevenir o surgimento de uma falha por meio de um rigoroso cronograma de inspeção, que analisa o funcionamento de cada componente da máquina.

Embora seja uma alternativa eficiente, não oferece a mesma precisão que a preditiva. A diferença entre elas está justamente na capacidade de “prever” em vez de “prevenir”.

Quando a empresa prevê uma falha, ela tem melhores condições de lidar com o seu surgimento, pois teve tempo de se preparar. No entanto, quando apenas adota medidas de prevenção, nem sempre consegue obter êxito, pois diante de um problema que não era esperado, as chances de encontrar uma saída rápida são muito pequenas.

Conseguiu visualizar a diferença entre a manutenção preventiva e preditiva? Diante dos efeitos que cada uma promove, a preditiva é considerada a mais vantajosa, pois consegue tornar os processos mais produtivos.

Além do mais, elimina qualquer margem para erros, já que os responsáveis pelo monitoramento saberão quando e como a manutenção deve ser realizada, para evitar a interrupção do processo de produção.

Qual é a sua importância no setor de mineração?

As vantagens que a implementação da manutenção preditiva pode proporcionar para a empresa vão desde a redução das falhas até a maior produtividade. Para você entender melhor os efeitos dessa prática, confira, a seguir, seus principais benefícios.

Reduz os custos de manutenção

A primeira vantagem é a redução nos custos de manutenção, que é uma forma de otimizar a gestão dos custos. Quando a gestão de manutenção direciona o foco para a previsão de falhas, por meio da análise precisa de dados, é possível estabelecer uma rotina de revisão mais eficiente. 

Essas ações precisam ser alinhadas com a escolha de bons fornecedores, investimento em equipamentos especializados e um bom plano de contingência para garantir uma melhor eficiência dos equipamentos.

Sem contar que a redução dos gastos provenientes da manutenção preditiva diminui ou elimina também: 

  • os custos operacionais de máquina parada; 
  • as horas extras com manutenção; 
  • o estoque de peças sobressalentes; 
  • o consumo de energia; 
  • os desperdícios.

Garante mais segurança no uso de maquinários

Todos nós sabemos que uma máquina, por melhor que seja, pode apresentar falhas de uma hora para outra, sem nenhum aviso prévio. Muitas das vezes, essa ocorrência acontece em momentos inoportunos que, dependendo da dimensão do problema, resultam em fatalidades e grandes perdas materiais.

Por meio da realização eficiente da manutenção preditiva, consegue-se reduzir significativamente os riscos de uma falha destrutiva que pode colocar em risco a vida do colaborador. Então, uma das grandes vantagens dessa prática é a certeza de proporcionar mais segurança no ambiente de trabalho.

Aumenta a produtividade

Ao fazer o correto acompanhamento das máquinas, é possível garantir que elas operem em sua máxima capacidade, sem afetar a qualidade da produção. Com as chances mínimas de precisar interromper o fluxo de produção ou lidar com as consequências de máquinas paradas, fica bem mais fácil manter a produtividade.

Otimiza o tempo

Com as máquinas funcionando perfeitamente bem, o fluxo de produção flui de forma eficiente, sem a possibilidade de gerar retrabalhos que prejudicam o tempo de produção. Uma das vantagens da adoção da manutenção preditiva é, justamente, a possibilidade de otimizar o tempo de serviço.

Além disso, aumenta o tempo médio entre falhas(MTBF), o que significa uma maior disponibilidade dos equipamentos e uma melhor previsibilidade da programação das manutenções, reduzindo, assim, as interrupções nos custos de produção.

Aumenta a vida útil das peças e componentes

Adquirir uma máquina pesada custa caro para a empresa. Agora, imagine o tamanho da despesa, caso você precise substituir uma (ou mais) antes do tempo previsto. Para evitar esse prejuízo, é necessário prezar pelo bom funcionamento do equipamento. 

Nesse caso, é visível o prolongamento da vida útil dos equipamentos a partir da implementação da manutenção preditiva. Graças ao monitoramento constante, é possível analisar se o funcionamento da máquina está nos parâmetros esperados.

Caso não esteja, os responsáveis pelo setor têm tempo de verificar a situação e realizar correções para reverter a situação, sem gerar grandes danos.

Quando a manutenção preditiva deve ser feita?

O intervalo ideal para a realização da manutenção preditiva vai depender da rotina da sua empresa. De modo geral, o acompanhamento e a análise do funcionamento das máquinas deve ser feito de forma constante, para identificar os riscos de surgirem possíveis falhas e, assim, ser possível tomar as devidas providências.

Por fim, sabendo o que é manutenção preditiva, você percebe que ela faz toda a diferença no sucesso do seu negócio, visto que essa prática interfere diretamente no desempenho das máquinas de mineração. Por isso, se você deseja que o seu processo produtivo alcance melhores resultados, então comece agora mesmo a implementá-la na sua empresa.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto? Então, nos siga nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.