o que é telemetria

O que é a telemetria e como ela tem sido utilizada?

Você sabe o que é telemetria? Esse termo refere-se a uma tecnologia inteligente utilizada principalmente para medir e comunicar informações relevantes para o desenvolvedor de sistemas.

O seu uso não está restrito a empresas de apenas um setor. Há diversas áreas, totalmente distintas, que são frequentemente beneficiadas pelas soluções providas por essa tecnologia.

Vários setores estão em constante ascensão e com operações que demandam engenharias ainda mais modernas. Essas aplicações são imprescindíveis para que as atividades de produção sigam funcionando.

Inicialmente, pode parecer algo complexo, mas não se preocupe! Preparamos este artigo justamente para ajudar você a entender melhor esse assunto. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse tema? Continue a leitura!

Em que consiste a telemetria?

Em qualquer empresa que tenha um grande volume de informações, é fundamental haver um controle mais rigoroso e eficaz. Os empresários precisam que todas as operações sejam feitas com precisão, desde a parte da coleta de dados até a medição das bases.

Por isso que a telemetria tem sido implantada em organizações de diversos setores com o propósito de facilitar a realização dessas tarefas.

O termo está relacionado à arte de medir quaisquer tipos de elementos, principalmente informações. Essa tecnologia possibilita a medição e a comunicação de dados entre aparelhos, e isso acontece por causa da instalação de recursos de comunicação sem fio. São dispositivos que utilizam sinais de satélite ou ondas de rádio para levar todos os dados até o empresário.

Algumas pessoas usam esse termo para tratar do sistema tecnológico de monitoração. Somente com esse software instalado, as empresas conseguem ter uma conexão que permite a coleta e o armazenamento de todos os tipos de informações.

Além dessas funções, a telemetria pode medir pontos que estejam em movimento, como veículos pesados. Isso é feito visando a um maior controle logístico para as corporações.

Como essa tecnologia tem sido utilizada?

Fora a dúvida sobre o que é telemetria, as pessoas ficam curiosas sobre a aplicação dessas tecnologias. Elas são aplicadas principalmente no setor da agricultura, nos sistemas da informação e na logística de veículos. Separamos alguns exemplos!

Agricultura

Esse é, de longe, o maior ramo que utiliza a telemetria, justamente por envolver muitos dados em suas operações. De forma geral, o sistema de medição serve para acelerar toda a produção agrícola, aprimorando a gestão das máquinas utilizadas no campo. Dessa forma, o ano de produção passa a ser mais rentável para os agricultores e para todos os demais profissionais desse setor.

Essa tecnologia costuma ser aplicada nos irrigadores para que todo o processo de irrigação seja acompanhado. Após o término dessa operação, as informações sobre a área que foi irrigada são enviadas diretamente para os aparelhos dos gestores, possibilitando um controle mais rigoroso. Isso contribui fortemente para o aumento da produtividade nas lavouras.

Dependendo do período do ano, do cultivo e da estação, talvez uma determinada época com condições climáticas específicas seja mais favorável.

Não somente isso, mas também a umidade do ar, a mudança de temperatura e a velocidade do vento influenciam a produção dos agricultores, que devem estar atentos a esses fatores. E não há jeito melhor de fazê-lo do que contando com os sistemas da telemetria.

Sistemas de informação

Antes de o uso de dados chegar ao setor do agronegócio, ele já estava presente nos dispositivos eletrônicos. A tecnologia da informação não existiria sem os dados utilizados para automatizar processos e criar softwares inteligentes.

Isso não seria possível porque os desenvolvedores seriam incapazes de aproveitar o que esses sistemas podem oferecer. Com a telemetria, os profissionais dessa área conseguem medir a condição de todos os equipamentos que são utilizados em determinado momento.

Seja qual for a operação que eles estiverem realizando, será possível acompanhar o andamento com algum aparelho instalado para receber as informações necessárias. Sendo assim, eles têm acesso aos dados em qualquer lugar com sinal.

Logística de veículos

Os veículos, especialmente os caminhões, são utilizados por empresas que têm centros de distribuição e que precisam entregar produtos em todo o país. Para essas companhias garantirem a entrega e a satisfação dos clientes, elas devem fornecer um bom serviço.

Então, não há dúvidas de que a forma mais competente de fazer uma gestão apropriada é com o uso dos sistemas tecnológicos de informação.

Ao empregarem os sistemas da telemetria, as organizações de logística conseguem fornecer um rastreio mais certeiro. Desse modo, ambos os lados são beneficiados — tanto o cliente quanto a empresa que estiver fornecendo o serviço de entrega.

A telemetria tem um uso fundamental para a logística, sendo esse aumentar a segurança para evitar a perda de produtos importantes.

Quais são as modernizações trazidas pela telemetria?

O principal benefício da telemetria é a habilidade de um indivíduo em monitorar o estado de um objeto ou ambiente que está em movimento. Algumas empresas que trabalham com o envio de produtos utilizam essa tecnologia na etapa do rastreio, acompanhando cada estágio do processo de entrega.

Quando as pessoas não investem nesse tipo de automação, elas perdem a oportunidade de aproveitar as vantagens. O campo é definitivamente o espaço onde mais há benefícios porque as tarefas manuais são automatizadas.

Sabemos que os funcionários podem cometer equívocos quando realizam ações sem o uso de softwares ou dispositivos eletrônicos. Diferentemente deles, os aparelhos com sistemas de controle são mais precisos e conseguem reunir quaisquer informações de maneira eficiente.

Graças à telemetria, os agricultores conseguem ter acesso ao máximo de informações possível sobre a produção agrícola. Eles utilizam sensores instalados em todo o campo para captar os dados mais relevantes e tomar as melhores decisões sobre as suas funções — por exemplo, as condições climáticas, que devem ser acompanhadas para facilitar o plantio e o cultivo de grãos, frutas e hortaliças.

Agora, você já sabe o que é telemetria. Se você trabalha na área de mineração ou em qualquer outra relacionada ao campo, conhece a importância dessa tecnologia para a empresa.

Agora, sabia que é possível acompanhar os novos conteúdos do blog nas principais redes sociais? Basta seguir as nossas páginas no Facebook, no Instagram e no LinkedIn. Assim, você ficará por dentro de tudo sobre veículos e equipamentos pesados para o uso no campo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.