sd110b volvo

O que você precisa saber sobre o rolo compactador solo SD110B da Volvo

O sucesso de uma construção começa pela escolha de bons equipamentos e maquinários que precisam estar adequados ao tipo de atividade a ser executada para garantir a qualidade e eficiência que a sua equipe necessita.

A melhor forma de garantir isso na prática é estar atento às opções mais modernas do mercado, como o rolo compactador SD110B da Volvo que une conforto e produtividade. A aquisição de uma máquina pesada exige cautela, pois estamos falando de um item de alto investimento, que deve ser seguro e resistir aos trabalhos do dia a dia.

Está pensando em comprar um novo rolo compactador? Neste post, conversamos com Júnio da Silva de Jesus, Instrutor de Treinamento Técnico da Tracbel, e vamos apresentador tudo o que você precisa saber sobre essa novidade da Volvo. Confira!

O que é e para que serve o SD110B da Volvo?

O rolo compactador de solo é um equipamento de construção que pode ser usado na preparação de solo, por meio da compactação, que se faz necessária em atividades como terraplanagem e pavimentação. Fabricado na indústria brasileira, o modelo SD110B conta com um motor Volvo D5 que assegura uma performance excepcional em todo o tipo de terreno.

O compactador da Volvo pode ser utilizado em qualquer atividade de compactação, devido ao seu excelente e eficiente controle de vibração é mais indicado para trabalhos que necessitam de uma compactação mais precisa, como por exemplo, a construção de pistas de aterrissagem em aeroportos.

Qual a importância de contar com uma máquina de boa qualidade?

Toda a construção faz parte de um projeto detalhado e com objetivos a serem atingidos, o que requer um time bem preparado e devidamente equipado para cumprir com a parte do planejamento que lhes cabe. Caso os colaboradores estejam trabalhando com uma máquina de baixa qualidade, pouco potente e que não corresponde às particularidades do local, a tendência é que isso afete a produtividade, eficiência das tarefas, os prazos do cronograma e até mesmo a qualidade do serviço final.

Com uma máquina moderna, capaz de encarar todos os solos e obstáculos comuns em construções e terraplanagens, é possível aumentar a eficiência do trabalho prestado. Afinal de contas, o equipamento apresentará mais facilidade para compactar materiais, permitindo que você obtenha a densidade desejada em poucas passadas.

‘’Um equipamento de boa qualidade interfere diretamente na produtividade, pois características como, conforto, isolamento de vibração e ruídos, controles ergonômicos, excelente visibilidade panorâmica e sistema eficiente de ar-condicionado garantem um ambiente de trabalho seguro e confortável que reduz a fadiga do operador, contribuindo para um dia de trabalho mais produtivo e seguro’’, ressalta o Instrutor de Treinamento Técnico da Tracbel.

Quais são as particularidades do rolo compactador solo SD110B da Volvo?

O lançamento da Volvo tem condições de aumentar a produtividade em 15% em turnos de operação regular e pode superar esta marca em turnos mais longos. Isso é viável graças às suas particularidades que trazem inovações em relação aos modelos antigos, saiba quais são elas abaixo.

Conforto e segurança operacional

 A cabine Volvo é silenciosa, possui vidro grande em toda a volta para fornecer ao operador uma visão desobstruída da área de trabalho. Os limpadores são fornecidos para manter as superfícies do vidro dianteiro e traseiro limpas e com a visão clara. A Volvo coloca a segurança operacional no topo de sua lista de prioridades, sendo este um dos valores fundamentais da marca.

Desempenho superior

Quanto mais potente é a máquina, mais fácil e prático será o trabalho do operador. A nova unidade possui um circuito elétrico de 24 volts para desempenho superior. Existem duas baterias no circuito para desempenho superior de partida em climas frios e para maior vida útil da bateria.

Design moderno

Pensado para tornar a manutenção do SD110B mais fácil e eficiente, o que economiza tempo do técnico de manutenção e dinheiro do proprietário. Isso significa que o modelo poderá rodar por mais tempo, sem perder a sua eficiência e sem gerar gastos desnecessários.

Assim como os demais produtos Volvo, o compactador SD110B segue um programa de manutenções preventivas, que devem ser realizadas conforme recomendação do fabricante. O diferencial para este compactador é a troca do óleo do excêntrico a cada 3.000 horas.

Opcional de ROPS aberto dobrável

Um recurso interessante que foi incorporado ao design do SD110B é o ROPS aberto dobrável. O operador ou técnico de campo pode facilmente dobrar a estrutura para a posição retraída ou levantá-la da posição retraída para a posição de trabalho, sem a necessidade de ferramentas ou auxílio de elevação.

‘’O principal benefício desse recurso é a altura reduzida para transporte. A altura de transporte mais baixa reduz o custo de transporte do compactador’’, completa Júnio da Silva de Jesus.

Quais foram as tecnologias empregadas nesta máquina?

A tecnologia tem permitido a fabricação de máquinas pesadas cada vez mais avançadas. Em se tratando do rolo compactador solo SD110B, ela está evidente na sua nova motorização, que agora é um motor Volvo D5D e se diferencia por atender a norma de controle de emissão de poluentes Tier 3.

O motor do equipamento ainda pode operar no modo ECO, que detecta a carga real no motor diesel das diferentes bombas hidráulicas e motores, ajustando dinamicamente a rotação do motor controlada para fornecer a quantidade certa de potência e torque para operação ininterrupta, além de reduzir o consumo de combustível em até 20%.

Também vale destacar a telemetria Volvo (Caretrack) que está presente na máquina e é extremamente útil para o gerenciamento da frota, pois disponibiliza uma série de informações e possibilita o acompanhamento das operações em tempo real.

Quais são os diferenciais do SD110B em relação aos outros modelos do mercado?

Lançado há pouco tempo, o SD110B já está agitando o setor de máquinas pesadas, o que se deve ao fato de apresentar diversas novidades que o diferencia dos demais modelos vendidos. Saiba o que ele tem de diferente:

  • nova disposição das sapatas (pé de carneiro): foram adicionadas ao cilindro mais uma fileira de pés de carneiro, resultando em uma compactação mais uniforme;
  • melhor desempenho de compactação: utiliza força centrífuga de acordo aos principais concorrentes, possui seleção de amplitude dupla e frequência adaptada a amplitude e aplicação;
  • sistema de controle de cinco frequências opcional exclusivo: permite o ajuste do sistema de vibração em desempenho para materiais exatos que são compactos, garante maior densidade em menos passadas;
  • sistema iluminação eficiente: está disponível para funcionamento noturno ou para homologação;
  • capô com novo design: um projeto de uma peça com para-lamas integrado, abre e fecha por meio de um atuador elétrico sobre hidráulico. Ele também possui mecanismos que melhoram a sua performance em climas extremos de frio ou calor.

Como você viu, o SD110B da Volvo tem tudo para ser imbatível e um grande facilitador de trabalhos pesados em construções e terraplanagens. Ele pode ser encontrado em todas as unidades de atuação da Tracbel, localizadas em praticamente todo o território nacional.

Na hora de adquirir novos equipamentos, dê preferência para empresas renomadas e seguras, como a Tracbel, que tem abrangência nacional, conta com uma equipe treinada e certificada pela Volvo, além de oferecer um serviço de pós-vendas completo e disponibilidade de peças de reposição.

Está em busca de máquinas pesadas? Entre em contato a Tracbel agora mesmo e conheça a nossa ampla cartela opções!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.